SOPA DE MANDIOCA E COSTELA

 Editor
0
Na minha família, as Festas Juninas  se tornaram uma tradição, especialmente como pretexto para reunir parentes distantes e queridos. Como meus pais e tios moram num sítio na cidade de Sarutaiá (SP), todos os últimos encontros aconteceram naquele espaço. Enfeitamos tudo, compramos e fazemos doces variados, mas o principal prato do dia é sempre a Sopa de Mandioca da D. Nina, que é minha mãe, Nair Costa de Oliveira. 

A receita é simples e tradicional, mas tem todo o sabor que adoramos numa comida caipira. E trás aquele calorzinho e aconchego que queremos numa festa, especialmente quando  realizada nas noites frias do inverno.

A costela bovina é  cortada em pedaços pequenos, com osso, e cozinha bastante, até a  carne se desmanchar de tão macia e o molho encorpar. Procure comprar um pedaço bem carnudo de costela e limpe ao máximo a gordura externa antes de cozinhar. O cozimento longo é o segredo para chegar a um molho saboroso e encorpado. Se tiver tempo, descanse o caldo na geladeira por pelo menos 3h; isto serve para "desengordurar" o molho. E, como sabemos que este é um dos pratos que  melhoram com o descanso, vale preparar um dia antes de servir e só aquecer na hora de levar à mesa.

  INGREDIENTES

● 2 kg de costela bovina bem carnuda separada pelos ossos em quadrados de uns 6cm

●  2 dentes de alho bem picadinhos

● 1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grão

●  4 cebolas grandes fatiadas

●  5 litros de água fervente (aproximadamente)

●  1 quilo de mandioca

● 1 xícara (chá) de uma mistura de salsinha e cebolinha

●  Óleo vegetal

● Sal à gosto

PREPARO


1.  Corte a costela em cubos grandes, ou peça para o açougueiro cortar para panela.


2.  Pique o alho e a cebola em pequeno cubinhos. Numa panela de pressão coloque o azeite, a cebola o alho e deixe refogar em fogo baixo até que a cebola comece a ficar transparente. 


3.  Adicione a costela, salpique sal e temperos a gosto, mexa e deixe a carne dourar bem de todos os lados,  em fogo médio. Quando a carne estiver pronta, cubra com água fervente e tampe a panela. Assim que pegar pressão, conte 40 minutos;


4.  Desligue o fogo, transfira os pedaços de costela pra uma tigela e reserve (leve  à geladeira se estiver preparando a receita com antecedência). Com cuidado pra não desmanchar os pedaços de carne, solte e descarte as peles grossas e os pedaços grandes de gordura. Para um preparo mais "magro", passe o caldo por uma peneira e deixe tudo na geladeira por algumas horas. Após, retire a panela da geladeira e, com uma colher, descarte a camada de gordura da superfície.


5. Volte com os pedaços de costela pra panela e aqueça.


6. Na mesma panela com o caldo da costela, coloque a mandioca previamente descongelada e picada em pedaços médios. Tampe e após pegar pressão, deixe cozinhar por 15 minutos.


7. Desligue o fogo, deixe a pressão sair sozinha e abra a panela. 


8. Mantenha a panela em fogo branco para apurar o caldo e, se desejar,  amasse algumas mandiocas para abreviar o preparo . 


9. Adicione mais temperos se necessário e finalize com cheiro-verde picado. 


DICA


É possível fazer a mesma sopa numa panela normal, mas neste caso a cerne terá que cozinha por cerca de 4 horas e a mandioca deverá ser acrescentada já cozida. 

Confira o resultado
 

Postar um comentário

0Comentários

Olá. Utilize este espaço para tirar dúvidas, compartilhar receitas ou apenas comentar. Mas lembre-se de nossas regras básicas de uso.

Postar um comentário (0)

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Accept !